O chá verde é derivado de uma planta conhecida como Camellia sinensis. De acordo com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina a planta também dá origem ao chá preto e branco. O que difere é o processo no qual as folhas são submetidas. No caso do chá verde as folhas são expostas ao vapor e depois secas. Possem propriedades que aceleram o metabolismo auxiliando no emagrecimento, protegem o cérebro contra Alzheimer, diminuem os riscos de infarto agudo do miocárdio e também o risco de desenvolver câncer.
O composto ativo encontrado no chá verde é um aminoácido conhecido como L-teanina. Uma xícara de chá contem em média de 8 à 30 gramas de L-teanina. Outra forma de obter a quantidade desejada é através da ingestão de cápsulas prontas com a quantidade desejada do composto ativo vendido em farmácias.
Estudo clínico randomizado realizado pela revista Nutrients foi feito para investigar os efeitos da administração de L-teanina na melhora dos sintomas relacionados ao estresse e também nas funções cognitivas. Os indivíduos adultos foram divididos em dois grupos onde um grupo recebeu placebo e o outro grupo recebeu uma dose diária de 200mg por 4 semanas de L-teanina. Os indivíduos não tinham conhecimento se estavam recebendo o composto ativo ou placebo. Como resultado observou-se no grupo que fazia uso da L-teanina uma melhora na latência e nos distúrbios do sono. Em relação as funções cognitivas houve melhora da fluência verbal e da função executiva. Importante ressaltar que o estudo foi realizado em indivíduos que não tinham nenhuma condição psiquiátrica associada. Mulheres grávidas também não fizeram parte desse estudo. O estudo se baseou nos sintomas relacionados ao estresse como sintomas depressivos, ansiedade e problemas relacionados a qualidade do sono.
Inicialmente as pesquisas foram feitas em roedores onde foi verificado que a L-teanina agia como agente protetor cerebral. Foi observado que a substância age perifericamente e também no sistema nervoso central melhorando desempenho das tarefas em ratos estressados. Observou-se também um aumento na expressão do fator neurotrófico (BDNF – responsável por exercer funções de neuroplasticidade e neuro proteção) no hipocampo sendo evidenciado aumento da atividade na região através de tomografia por emissão de pósitrons. Nos seres humanos foi observado modulação das ondas alfa no cérebro melhorando o desempenho nas tarefas que precisavam de atenção.
O chá é utilizado há muito tempo no Japão para tratamentos nos transtornos de humor, principalmente pelo fato de que a substância produz um aumento das ondas alfa no cérebro levando a um relaxamento, assim como aumenta a produção de serotonina e dopamina.
As informações contidas no site são baseadas em artigos científicos e não pretendem substituir a consulta por profissional da área da saúde.
Fonte: Hidese, S.; Ogawa, S.; Ota, M.; Ishida, I.; Yasukawa, Z.; Ozeki, M.; Kunugi, H. Effects of L-Theanine Administration on Stress-Related Symptoms and Cognitive Functions in Healthy Adults: A Randomized Controlled Trial. Nutrients 2019, 11, 2362. https://doi.org/10.3390/nu11102362