Mais

    Qual o papel da vitamina C na saúde da sua pele?

    em

    |

    visualização

    e

    comentários

    Pele. O maior órgão do corpo merece atenção especial. Além da questão estética também tem a função de proteger o corpo do ambiente externo contra fatores mecânicos, químicos, patogênicos, radiação, dentre outros.

    A pele é composta pela camada mais externa conhecida como epiderme. Formada principalmente pelos queratinócitos e a mais interna, a derme, que é composta pelo sistema vascular, linfático e neuronal. Sua composição é de aproximadamente 75% de fibras de colágeno.

    Estudo realizado pela revista Nutrients sobre o contexto e a importância da vitamina C na saúde da pele trouxe algumas informações relevantes.

    Na pele encontramos macro e micronutrientes. Dentre eles encontramos a vitamina B que quando deficiente leva à erupções cutâneas, dermatites e infecções fúngicas. A deficiência da vitamina C leva ao aparecimento de uma pele fragilizada e com difícil cicatrização, sangramento nas gengivas e pelos encravados.

    A pele normalmente contém uma concentração adequada de vitamina C, principalmente a nível intracelular. Há indicação de que na pele envelhecida ou foto danificada encontramos níveis menores de vitamina C. Talvez por exposição excessiva ao stress oxidativo em razão de um meio ambiente poluído ou exposição excessiva à irradiação UV.

    A atividade antioxidante da vitamina C fez com a vitamina se tornasse uma excelente candidata a fator de proteção contra a radiação ultravioleta.

    Dentre as conclusões do estudo foram feitas as seguintes observações:

    Os fibroblastos da pele têm uma dependência absoluta da vitamina C para a síntese de colágeno e para a regulação do equilíbrio colágeno/elastina na derme.

    Os queratinócitos têm a capacidade de acumular altas concentrações de vitamina C, e isso em associação com a vitamina E confere proteção contra a radiação ultravioleta.

    A análise dos queratinócitos em cultura mostrou que a vitamina C influencia a expressão gênica de enzimas antioxidantes, a organização e o acúmulo de fosfolipídios, além de promover a formação do estrato córneo e a diferenciação do epitélio em geral.

    A aplicação tópica de vitamina C na pele continua sendo um desafio. Embora alguns estudos em humanos tenham sugerido um efeito benéfico em relação à proteção contra a radiação ultravioleta, as formulações mais eficazes contêm vitaminas C associadas a vitamina E.

    A boa saúde da pele está positivamente associada à ingestão de frutas e vegetais em vários estudos de intervenção bem executados.

    Os sinais de envelhecimento da pele humana podem ser amenizados com o fornecimento de vitamina C. Além de auxiliar nos processos de cicatrização de feridas e minimizar a formação de cicatrizes elevadas.

    Outro estudo publicado pela revista Dermatologic Surgery que teve como objetivo determinar se o uso tópico da vitamina C poderia estimular a pele e reparar danos. A fórmula utilizada continha 10% de ácido ascórbico (solúvel em água) e 7% de ascorbato de tetrahexidecil (lipossolúvel) em base gel em um lado do rosto. E do outro lado apenas base gel sem a presença de vitaminas.

    Os pontos avaliados foram a presença de rugas, pigmentação, inflamação e hidratação por 12 semanas. Também foram realizadas biópsias para controle. Como resultado foi encontrada uma melhora significativa no lado tratado com vitamina C. Redução de pontuações de fotoenvelhecimento, melhora facial geral e melhora da hidratação. As biópsias mostraram aumento na produção de colágeno.

    Cuidados importantes para manutenção de uma pele saudável. Hoje no mercado temos várias marcas disponíveis e reconhecidas com resultados esperados e positivos. Para quem se preocupa com essa questão vale a pena investir em produtos bons e também em uma alimentação rica em vitamina C através da ingestão balanceada de frutas e legumes e uma boa hidratação.

    As informações contidas no site são baseadas em artigos científicos e não pretendem substituir a consulta por profissional da área da saúde.

    Pullar JM, Carr AC, Vissers MCM. The Roles of Vitamin C in Skin Health. Nutrients. 2017;9(8):866. Published 2017 Aug 12. doi:10.3390/nu9080866

    Fitzpatrick, R.E. and Rostan, E.F. (2002), Double-Blind, Half-Face Study Comparing Topical Vitamin C and Vehicle for Rejuvenation of Photodamage. Dermatologic Surgery, 28: 231-236. https://doi.org/10.1046/j.1524-4725.2002.01129.x

    Compartilhe
    Tags

    Veja também

    Fotoenvelhecimento e o uso de antioxidantes. Vale a pena investir?

    Fotoenvelhecimento. Vivemos em um país tropical e diariamente expomos a pele às ações da radiação solar. A exposição prolongada ao sol danifica as células...

    Carnitina. Protocolos de suplementação: prós e contras na utilização.

    Carnitina. Derivado de aminoácidos adquirido através da ingestão de produtos de origem animal como carne vermelha, frango, peixe e laticínios. Também é produzida, em...

    Últimos artigos

    Mais sobre

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui