Mais

    Probióticos podem diminuir a cintura abdominal?

    em

    |

    visualização

    e

    comentários

    A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia define a obesidade como sendo um acúmulo excessivo de gordura no indivíduo. O Índice de Massa Corporal (IMC) é utilizado como parâmetro para classificar a obesidade. IMC entre 18,5 e 24,9 são considerados como dentro do peso ideal. No caso da obesidade o individuo apresenta IMC igual ou acima de 30. O Brasil tem cerca de 70 milhões de pessoas com sobrepeso ou obesas aumentando expressivamente o risco metabólico e o desenvolvimento de doenças.

    A microbiota é considerada um dos fatores críticos relacionados à obesidade e aos distúrbios metabólicos e o seu potencial no desenvolvimento da obesidade fez com que pesquisadores se interessassem em estudar o papel dos probióticos.

    Foi demonstrado que a composição da microbiota intestinal difere em indivíduos magros e obesos e muda em resposta a fatores dietéticos.

    Estudo randomizado duplo cego controlado por placebo publicado pela revista Journal of Medicinal Food investigou o efeito da L. gasseri BNR17 na diminuição da adiposidade em adultos obesos. Foram avaliadas a gordura corporal total e regional por meio da absorciometria de raios-X de dupla energia (DEXA) e tomografia computadorizada (TC), medidas antropométricas, parâmetros bioquímicos, consumo e gasto energético diário.

    Fizeram parte do estudo três grupos: grupo placebo (não recebeu probióticos), grupo com baixa dose (109 UFC) e grupo com alta dose (1010 UFC) de L. gasseri BNR17 em cápsulas por 12 semanas, 2 cápsulas/dia. Lactobacillus gasseri BNR17 é uma cepa probiótica isolada do leite materno com efeitos antiobesidade.

    Noventa voluntários com idade entre 20 e 75 anos e com IMC de 25 à 35 fizeram parte do estudo. Foram excluídos do estudo indivíduos que fizeram uso atual de suplementos dietéticos ou medicamentos que afetam o peso corporal, consumo de probióticos 2 semanas antes da consulta de triagem, história de cirurgia gástrica para controle de peso, hipertensão, diabetes, insuficiência hepática, insuficiência renal, hipertireoidismo, hipotireoidismo, Síndrome de Cushing, tumor maligno, gravidez ou lactação ou qualquer outra doença que afete os resultados do estudo.

    Peso corporal, IMC, circunferências de cintura e quadril, áreas de tecido adiposo abdominal, massa de gordura corporal, massa magra e parâmetros bioquímicos foram avaliados no início e no final do ensaio.

    O tecido adiposo visceral diminuiu significativamente no grupo com alta dose de L. gasseri em comparação com o grupo placebo. A diferença das áreas de tecido adiposo visceral do grupo de alta dose em comparação com o grupo placebo após 12 semanas de consumo foi significativa (-21,6 cm2).

    As circunferências da cintura diminuíram significativamente em ambos os grupos de baixa e alta dose de L. gasseri.

    Foi demonstrado que a suplementação de L. gasseri BNR17 tem efeito antiobesidade por reduzir a porcentagem de gordura visceral em adultos obesos.

    As informações contidas no site são baseadas em artigos científicos e não pretendem substituir a consulta por profissional da área da saúde.

    Fonte: Joohee Kim, Jae Moon Yun, Mi Kyung Kim, Oran Kwon, and Belong Cho. Journal of Medicinal Food. May 2018.454-461.http://doi.org/10.1089/jmf.2017.3937

    Compartilhe
    Tags

    Veja também

    Fotoenvelhecimento e o uso de antioxidantes. Vale a pena investir?

    Fotoenvelhecimento. Vivemos em um país tropical e diariamente expomos a pele às ações da radiação solar. A exposição prolongada ao sol danifica as células...

    Carnitina. Protocolos de suplementação: prós e contras na utilização.

    Carnitina. Derivado de aminoácidos adquirido através da ingestão de produtos de origem animal como carne vermelha, frango, peixe e laticínios. Também é produzida, em...

    Últimos artigos

    Mais sobre

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui