O Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é uma condição neurológica caracterizada por desatenção, hiperatividade e impulsividade.
De acordo com estudo o TDAH prevalece em aproximadamente 5% dos escolares em todo mundo prejudicando o desempenho acadêmico e afetando a qualidade de vida desses indivíduos. É um transtorno influenciado por fatores genéticos e ambientais.
Dentre os critérios utilizados no DSM-5 para TDAH encontramos 9 sinais e sintomas de desatenção e 9 sinais e sintomas de hiperatividade/impulsividade. Para o diagnóstico o individuo deve apresentar pelo menos 06 sinais. Também é necessário que os sintomas estejam presentes por mais de 6 meses, sejam mais evidentes do que o esperado para o nível de desenvolvimento da pessoa, que ocorra em pelo menos duas situações (exemplo: em casa e na escola), interfiram na capacidade funcional e que alguns sintomas estejam presentes antes dos 12 anos de idade. Dentre os tratamentos convencionais encontram-se a terapia comportamental e a terapia medicamentosa com estimulantes como o metilfenidato (Ritalina) ou dextroanfetaminas. O diagnóstico deve ser feito por profissional médico.
Estudo publicado pela International Journal of Preventive Medicine demonstrou efeitos benéficos da suplementação de Magnésio e vitamina D no tratamento do TDAH. Fizeram parte deste estudo duplo-cego randomizado 66 crianças entre 06 e 12 anos. As doses utilizadas no estudo foram de 50.000 UI de vitamina D/semana e 6mg/Kg/dia de magnésio por via oral por oito semanas. O grupo foi dividido em duas partes de 33 crianças. Sendo que uma parte recebeu a suplementação e o outro grupo recebeu placebo. Os dois grupos já faziam uso de Ritalina. Não houve nenhum evento adverso voltado para a utilização da suplementação.
O magnésio é um mineral que tem um papel importante nas funções neurológicas na regulação de várias funções cerebrais como exemplo, o comportamento. Assim como a atividade de vários neurotransmissores, como dopamina, norepinefrina e serotonina, pois dependem do magnésio para a realização efetiva desses processos.
A vitamina D é uma vitamina necessária para o metabolismo do cálcio, processo de crescimento, desenvolvimento do sistema musculoesquelético e a prevenção de muitas doenças crônicas. No estudo foi observado a prevalência de deficiência de vitamina D maior em crianças com TDAH quando comparado as outras crianças.
Apesar de algumas limitações do estudo ficou demonstrado que a suplementação de vitamina D e magnésio em crianças com diagnóstico de TDAH teve resultados positivos relacionados a problemas de conduta, problemas sociais, ansiedade e timidez, mas não teve resultado nas questões psicossomáticas. Crianças com autismo não foram incluídas nesse estudo.
As informações contidas no site são baseadas em artigos científicos e tem caráter educativo. Não pretendem substituir a consulta por profissional da área da saúde.
Fonte: Hemamy M, Heidari-Beni M, Askari G, Karahmadi M, Maracy M. Effect of Vitamin D and Magnesium Supplementation on Behavior Problems in Children with Attention-Deficit Hyperactivity Disorder. Int J Prev Med. 2020;11:4. Published 2020 Jan 24. doi:10.4103/ijpvm.IJPVM_546_17