A Obesidade vem crescendo no mundo todo e consequentemente o desenvolvimento da Síndrome Metabólica. Trata-se de um conjunto de doenças relacionadas principalmente a resistência insulínica. De acordo com a Sociedade Brasileria de Endocrinologia e Metabologia dentre as doenças que caracterizam a presença da Síndrome estão a obesidade central, hipertensão arterial, glicemia alterada ou Diabetes diagnosticada, triglicerídeos acima de 150 mg/dl e HDL colesterol abaixo de 40mg/dl em homens e abaixo de 50mg/dl em mulheres. A presença de três desses cinco critérios caracteriza a presença da Síndrome Metabólica.
Artigo publicado na revista Nutrients em uma revisão de ensaios randomizados demonstrou os efeitos dos probióticos na Síndrome Metabólica.
A ingestão de probióticos resultou em melhorias no índice de massa corporal, pressão arterial, metabolismo da glicose e perfil lipídico.
Em relação aos biomarcadores inflamatórios, os probióticos também afetaram positivamente a molécula de adesão de células vasculares solúveis 1 (sVCAM-1), interleucina-6 (IL-6), fator de necrose tumoral (TNF-α), fator de crescimento endotelial vascular (VEGF) e trombomodulina auxiliando a diminuir a inflamação do nosso corpo.
Os probióticos são bactérias benéficas que vivem no nosso corpo e melhoram a saúde geral do organismo. Os benefícios são muitos. Desde a facilitar a digestão, a absorção de nutrientes e o fortalecimento do sistema imunológico. São organismos vivos encontrados em iogurte, queijos, kefir. Podendo ser administrados também em cápsulas e sachês.
Em conjunto com alimentação adequada (frutas, verduras, legumes, oleaginosas), atividade física e boas noites de sono trazem um ótimo resultado.
As informações contidas no site são baseadas em artigos científicos e não pretendem substituir a consulta por profissional da saúde.